QUANTTE
  • QUANTTE LSF
  • PROJETOS
  • FORMAÇÕES
  • CONSTRUÇÃO MODULAR

​Blog da Quantte

Um espaço para troca de informações sobre LSF
​e novidades do setor da construção civil.

A Quantte responde...

24/1/2022

Comments

 
Picture
Apesar de já ter trabalho no projeto de um prédio habitacional composto por rés do chão mais três pisos, eu costumo falar que as estruturas de LSF são mais indicadas para construções mais baixas.
E de quantos pisos estamos a falar? Eu diria que o aço leve é ideal para edificações compostas por rés do chão mais um piso ou no máximo um piso mais arrumo na zona da cobertura (ou seja: rés do chão + 2 pisos).
E aqui estou a falar de estruturas 100% em aço leve, porque se formos falar em estruturas mistas, podemos extrapolar esta quantidade de pisos para um número muito maior.
Mas vamos nos concentrar nas situações mais comuns, que são as moradias ou prédios comerciais de pequeno e médio porte: o que vai mesmo influenciar na definição da quantidade de pisos será a arquitetura.
Se tivermos uma construção com paredes externas e internas alinhadas do rés do chão até a cobertura, ficará bem mais fácil trabalhar com uma maior quantidade de pisos.
Entretanto se o rés do chão tiver grandes espaços sem apoio para os pisos superiores (salas bem amplas por exemplo) aí pode ser que tenhamos alguma dificuldade em trabalhar com uma quantidade maior de pisos.
Em muitas destas situações acabamos recorrendo a estruturas mistas, com a utilização de alguns pórticos em aço laminado.
Estas peças de aço pesado acabam sendo essenciais para manter as linhas da arquitetura mais moderna (que possuem grandes vãos, grandes áreas envidraçadas e algumas zonas com pé direito duplo), entretanto podem representar um custo muito alto, chegando às vezes a duplicar o preço de uma estrutura.
Então, se estás a pensar em construir uma moradia com dois ou três pisos o que eu te recomendo é o seguinte: informe o seu arquiteto que o LSF será o sistema construtivo a ser utilizado na obra e peça para que ele já pense como as cargas dos pisos superiores irão descarregar nas paredes do rés do chão.
Este pequeno exercício poderá lhe poupar alguns milhares de euros.
Ficou feliz com esta informação? Espero que sim.
Me diz aí, qual foi a construção em LSF mais alta que você já viu em Portugal?
Comments
    Picture

    O autor

    Renato Rayol
    Arquiteto urbanista apaixonado por construção civil e obras em aço leve. Fundador e diretor técnico da Quantte LSF 

    RSS Feed

Site powered by Weebly. Managed by Hostgator Brasil Ltda
  • QUANTTE LSF
  • PROJETOS
  • FORMAÇÕES
  • CONSTRUÇÃO MODULAR