QUANTTE
  • QUANTTE LSF
  • PROJETOS
  • FORMAÇÕES
  • CONSTRUÇÃO MODULAR

​Blog da Quantte

Um espaço para troca de informações sobre LSF
​e novidades do setor da construção civil.

Tá pronto para começar a estudar LSF???

27/12/2020

Comments

 
2020 esta acabando e junto com o ano, esta terminando também o prazo de inscrição para o curso Projetar em LSF 2.0

E se você ainda esta a dúvida, verifica na imagem abaixo todas as 80 video aulas que estarão diponíveis para os alunos que se inscreveram neste curso!
Picture
E ai, agora já tens certeza que este é o curso certo para te preparar para começar a trabalhar com LSF???

Então corre la na páginas de cursos do nosso site e efetue a vossa matrícula.

Caso você tenha alguma dúvida é só enviar um email para [email protected]

Um último recado: o prazo de inscrição é só ate o dia 31/12/2020!!!

Comments

O prazo de inscrição do curso "Projetar em LSF 2.0" esta chegando ao fim!

26/12/2020

Comments

 
É só até dia 31/12/20 que você poderá fazer a vossa inscrição no curso "Projetar em LSF 2.0".

​E caso você ainda tenha alguma dúvida se este curso é para si, preparei três videos para te contar um pouco mais sobre o que vamos ensinar neste curso.

Não perca mais tempo, assiste aos videos e se matricule!
Comments

Achas que 2020 já acabou??? Parece que não...

10/12/2020

Comments

 
Sim, faltam pouco mais de 4 semanas para terminar o ano. 

Ano muito diferente para toda gente! E para a Quantte foi igual!

A realidade é que, na passagem do dia 31 de Dezembro para o dia 1 de Janeiro, nada de realmente especial acontece na natureza. 

Se formos pensar friamente, é somente mais um dia que se encerra e outro que se inicia.

No entanto, para grande parte da população mundial, esta data representa um começo ou um reinício. E é por isto que se tornou uma data tão importante na cabeça de toda gente.

E eu, Renato Rayol, também gosto muito desta data. Gosto de pensar que estamos a iniciar um novo ciclo.

​Principalmente se analisarmos tudo o que se passou no ano de 2020 e de todos os planos que tivemos que adiar ou deixar de lado.

Mas para não deixar apenas este gosto de adiamentos e cancelamentos que marcaram o ano de 2020, resolvi fazer, ainda nesses últimos dias do ano, um renascimento da Quantte e de nossos serviços.

No dia 20 de Dezembro, vou lançar um novo site. E junto com ele virão também algumas novidades: Nova marca da empresa, novos cursos online e um maior compartilhamento de informações.

2020 foi um ano de mudanças. Mudanças que afetaram a Quantte e espero que tenha afetado todos vocês, para melhor!
Para saber um pouco mais sobre essas novidades, basta assistir o video abaixo!
E depois de assistir, me conta ai o que você achou!
Comments

2020, um ano de mudanças!

1/12/2020

Comments

 
A Quantte começou o ano de 2020 com o objetivo de aumentar a quantidade de cursos práticos e lançar uma formação voltado à projetistas.

Mas como devem imaginar, este ano não foi possível cumprir com tudo o que foi planeado.

Preparamos um vídeo para te contar um pouco de tudo isso e também algumas novidades que estão por vir!
​E você, conta ai o que teve que mudar nos seus planos para 2020?
Comments

Nova revista digital sobre LSF

5/8/2020

Comments

 
Picture
Recentemente foi lançado o site www.coldformedsteel.com

É um espaço dedicado ao tema LSF e com matérias bem interessantes a todos que tem interesse neste sistema construtivo.

Ali podem conhecer novos materiais e ver construções em LSF ao redor do mundo.


No lançamento do site eles fizeram uma reportagem sobre a Quantte e alguns dos serviços prestados por nossa empresa.


Também contribui com alguma
s informações na reportagem sobre a ferramenta Framebuilder para elaboração de projetos com perfis engenheirados de LSF.

​Se ficou curioso, corre lá no site e confere esta matéria.
Comments

O medo de executar a primeira obra em LSF

26/4/2019

Comments

 
    No texto de hoje vou falar do sentimento que tive entre os anos de 2006 e 2010. Respectivamente o ano em que conheci o sistema LSF e o ano em que executei minha primeira obra.

No último ano do meu curso de arquitetura, ao pesquisar um sistema construtivo industrializado e que pudesse ser executado com uma pequena equipa, conheci o LSF. O “Manual de construção em aço - Steel Framing - Arquitetura” elaborado pela CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço) foi e continua sendo um documento com informações muito relevantes para quem quer trabalhar com esta tecnologia construtiva.
Picture
Picture
Click aqui para o download deste manual
Este material foi o que me orientou na elaboração de meus primeiros projetos (posso falar que foram mais de 10, antes de finalmente ter coragem e partir para a execução da primeira obra).

Mesmo estando muito confortável na parte teórica da elaboração dos projetos, tinha muito medo das etapas de execução. Eu sabia que para tirar proveito da maior vantagem do LSF, que a meu ver é a velocidade de construção, eu deveria ter tudo planeado aos detalhes. Até mesmo um calendário diário de atividades para cada um dos integrantes da equipa.

No ano de 2010, mesmo já tendo alguma experiência no planeamento e orçamentação de obras em betão armado, ainda não me sentia pronto para executar minha primeira obra em LSF. O pensamento que não saia de minha cabeça era:
“Como poderia planear uma construção sem poder estimar a produtividade de uma equipa? sem conhecer os principais fornecedores? sem saber quais os materiais mais indicados para cada etapa da obra? sem saber quais as ferramentas eléctricas e manuais iriam me garantir uma melhor produtividade em obra? E o mais importante de tudo: como fabricar e montar uma estrutura LSF?“
Para a minha sorte surgiu no Brasil a empresa Mictech, com o objetivo de ensinar os construtores a trabalhar com o sistema LSF.

Em Maio de 2010 pude participar da primeira turma deste curso e saí dali com a confiança que faltava para poder começar a construir em aço leve.

No curso com duração de dois dias, ministrado pela arquiteta Heloisa Pomaro e pela engenheira Boni Kotaki tive o primeiro contacto com um projeto de preparação de obra, conheci os principais materiais construtivos e seus fornecedores, assim como as ferramentas mais indicadas para este tipo de construção.

Ao retornar para a minha cidade com todos esses novos conhecimentos, consegui finalmente planear e executar a minha primeira obra em aço leve.
Picture
Picture
Esta formação foi fundamental para que eu pudesse retificar a forma como desenvolvia os meus projetos até então. Também pude identificar as dificuldades que eu poderia ter em uma construção em LSF.
Picture
Picture
É verdade que na primeira turma da Mictech ainda não havia a componente prática de fabricação e montagem da estrutura. Foi por este motivo que alguns problemas comuns nas etapas de fabricação e montagem da estrutura, eu acabei aprendendo a solucionar somente durante a execução da primeira obra.
Picture
Ao lembrar de toda a trajetória para escrever este texto, vejo que fiz uma escolha bem acertada, ao definir o sistema de construção em aço leve para me dedicar profissionalmente. Tenho a convicção que de esta tecnologia construtiva pode trazer inúmeras vantagens para alguns tipos de obra e é por isto que continuo a trabalhar com este sistema e a fazer tudo que está a meu alcance para divulgar o light steel frame.

Resolvi escrever este relato pois vejo que o sistema LSF tem ganhado cada vez mais espaço no mercado português, seja em obras de raiz, seja em obras de reabilitação. 

Assim como ocorreu alguns anos atrás no Brasil, vejo um número grande de construtores sem experiência ou conhecimento teórico no aço leve se arriscando a trabalhar de forma não profissional com este sistema.

Algumas destas experiências acabam correndo mau e prejudicam de maneira geral o trabalho que alguns construtores e projetistas vem desenvolvendo nos últimos anos para consolidar esta tecnologia construtiva no mercado português.

A Quantte actua em Portugal desde Novembro de 2015 e vem desenvolvendo desde então actividades que visam trazer qualidade e conhecimento técnico a todas as empresas e profissionais que desejam trabalhar com o LSF.

Organizamos todos os anos cursos práticos de construção em LSF, desenvolvemos projetos e planeamento de obras para empresas de construção, realizamos formações “in-company” e também eventos para a divulgação do sistema de construção em aço leve.


Se você pretende construir em LSF fale com a Quantte e descubra como podemos lhe ajudar! [email protected]
Comments

1º Seminário "Conheça o LSF"

26/4/2019

Comments

 
A construção em aço leve, ou light steel frame, é uma técnica construtiva que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado português, seja na construção de raiz, seja no grande mercado das obras de reabilitação.

No entanto ainda são poucos os engenheiros e construtores em geral que sabem trabalhar com este sistema.
Picture
Com o objetivo de trazer mais informações sobre este tema, a Quantte em parceria com o IPLeiria organizaram o primeiro congresso “Conheça o aço leve”
Picture
Foi uma manhã dedicada a realização de três palestras técnicas para um público de mais de 60 profissionais. 
Picture
No final da manhã realizamos também um debate com dois construtores que puderam partilhar experiências de obras e também da aceitação do LSF por parte do mercado português.
Picture
Debate com Daniel Silva (Habioliveira), Lázaro Cardoso (Êxodo Construções e Engenharia) e Renato Rayol (Quantte)
Na tarde do mesmo dia convidamos os participantes para uma visita ao armazém onde a Quantte realiza as formações práticas de construção em LSF. Nesta visita os profissionais puderam conhecer de perto duas estruturas construídas em LSF, uma utilizando perfis standard e outra utilizando perfis engenheirados.
Picture
Também puderam ver aplicados nestas duas construções, os diferentes materiais para revestimento externo de paredes disponíveis no mercado português.

A Quantte pretende levar este tipo de evento para outras zonas de Portugal, com o objetivo de divulgar mais informações técnicas e principalmente esclarecer dúvidas que construtores, engenheiros e donos de obra tenham em relação ao LSF. Entendemos que assim podemos contribuir para a quebra do preconceito existente em relação as construções em aço leve em Portugal e consequentemente para que o sistema ganhe cada vez mais escala.
Comments

LSF para empresas de construção e gestores de obra.

22/1/2018

Comments

 
Você sabia que quase 50% dos serviços realizados pela Quantte foi para gestores de obra ou empresas de construção civil?

A primeira vista, pode parecer que somos um concorrente para quem ja atua na área de construção. O que poucos sabem é que o objetivo principal da Quantte é dar apoio aos interessados em construir em Light Steel Frame, seja ele um cliente final, uma empresa de construção ou um gestor de obras.
​

Para tornar mais fácil a percepção dos serviços que a Quantte presta para empresas do setor construtivo, criamos a tela abaixo, que apresenta de maneira clara, os nossos serviços.
Picture
Ficou interessado? A Quantte prepara uma solução a medida para vossa empresa!
Comments

INFOGRÁFICO - O que é LSF?

12/1/2018

Comments

 
O Light Steel Frame é uma tecnologia construtiva que vem ganhando espaço em diferentes mercados, mas ainda é desconhecido por grande parte da população.

Por este motivo criamos um infográfico que vai te ajudar a perceber alguns aspectos deste tipo de construção.

Se depois disso ainda estiver com dúvidas, escreva nos comentários ou nos envie um email para [email protected]
Picture
Comments

LSF - Como escolher uma empresa de construção?

11/1/2018

Comments

 
Nos últimos anos tenho percebido um aumento grande de empresas e profissionais que se intitulam “construtores LSF”. Se por um lado isso ajuda a difundir o método construtivo dentro do mercado, por outro prejudica a boa reputação das estruturas em aço leve, em virtude de obras não concluídas ou mal executadas.

Isto acontece tanto no mercado português como no mercado brasileiro e por este motivo resolvi escrever este texto.

Construção em aço leve também é uma obra de engenharia!
A fabricação e montagem de uma estrutura em aço leve pode ser considerada razoavelmente fácil, se comparado a outras etapas de uma construção. Isso faz com que muitas pessoas que não tem formação técnica resolvam trabalhar com o LSF. 

Como conseguem facilmente executar as etapas iniciais, imaginam que o restante da obra será tão fácil quanto foi montar a estrutura de aço leve. Este é o principal motivo para vermos cada vez mais, obras paralisadas ou com patologias graves.

O que todos precisam perceber é que uma construção que utiliza estrutura LSF continua a ser uma obra de engenharia. Por este motivo envolve um número grande de sistemas complementares, necessários para se chegar a uma obra finalizada (Ex.: revestimentos, impermeabilizações, telhados, isolamentos, distribuição de água, sistema de esgoto, rede eletrica e acabamentos e etc).

Dito isso, deixo aqui minha primeira dica:


“Verifique quem é o responsável técnico pela empresa e se este profissional realmente está envolvido no planeamento e execução da obra”.


Empresas de construção x empresas de estrutura LSF.
Podemos classificar as empresas que trabalham com LSF em dois grandes grupos:

1- Empresas de construção:
São empresas dedicadas a execução total de uma obra (construções chave na mão) e que possuem um corpo técnico capaz de analisar os projetos e realizar o planeamento dela do início ao fim.

Estas empresas podem ter equipas próprias ou trabalhar exclusivamente com empreiteiros terceirizados. O mais importante a ser observado é que estas empresas possuam um responsável técnico com experiência neste tipo de obra

A melhor maneira de analisar a capacidade técnica é observando os trabalhos já executados e conversar com antigos clientes.

2- Empresas de estrutura LSF:
São empresas dedicadas exclusivamente a fabricação e montagem de estruturas. Nem sempre possuem um quadro técnico com visão geral de uma obra, pois sua atividade se resume apenas a estruturas de aço.

Existem boas empresas dedicadas a esta atividade, algumas geridas por engenheiros/arquitetos e outras geridas por profissionais que vieram de outras áreas, mas que aprenderam a trabalhar com este tipo de estrutura.

Algumas empresas de construção contratam as empresas de estrutura LSF para executar esta etapa da obra. Desta maneira não precisam ter equipas próprias para esta atividades.

Dito isso, deixo aqui minha segunda dica:


“Verifique se o que você precisa é de uma empresa de construção (este é o caso de clientes finais) ou de empresas de estrutura LSF (este é o caso de empresas de construção ou gestores de obra que não possuem equipa própria). Nunca contrate uma empresa de estruturas em LSF para executar uma obra completa, pois eles não terão capacidade técnica para isto!”


Estrutura física e máquinas para fabricação de perfis próprios.
Muitos são os clientes que ficam impressionados com armazéns, grande estoque de materiais e maquinas perfiladoras.

A indústria da construção civil tem como atividade principal a transformação dos materiais construtivos. Ao serem combinados de forma correta, resultam em uma edificação de qualidade. A atividade de fabricação dos materiais construtivos nunca pertenceu a indústria da construção civil.

Afirmar a um cliente que a empresa presta bons serviços exclusivamente porque possui um equipamento de produção de perfis, seria o mesmo que afirmar que uma construção convencional terá qualidade garantida, se executada por uma empresa que possui uma fábrica de tijolos.

Posso afirmar com propriedade, após realizar um grande número de obras no Brasil e de planear tantas outras em Portugal, que são comuns os casos em que 100% das atividades são executadas no estaleiro de obra. Desta maneira, muitos são os casos em que, torna-se até irrelevante possuir ou não um grande armazém ou estoque de materiais construtivos.

Dito isso, deixo aqui minha terceira dica:


“Não se deixe impressionar pela estrutura física das empresa. O mais importante é verificar o resultado final das obras e perceber quem são os responsáveis por assegurar a qualidade da construção”.


Planeamento, planeamento e planeamento!
Uma das características que mais me entusiasma nas construções em LSF é a possibilidade de identificar com clareza as etapa de obra, quantificar cada material construtivo e planear as atividades que serão realizadas em cada dia da construção. 

Uma das vantagens em relação as obras em betão armado, é a inexistência de intervalos para a “cura” do betão e a possibilidade de realizar atividades simultâneas (Ex.: fabricar as caixilharias antes mesmo da estrutura estar pronta) devido a precisão em milímetros, com que são trabalhados as obras em aço leve.

Essas são as características que permitem a execução de construções em prazos mais pequenos do que obras convencionais. No entanto, só se consegue obter essas vantagens se houver um planeamento muito bem feito da construção.

Em muitos casos é comum que as empresas de construção se preocupem em ter a preparação de obra apenas da estrutura LSF, deixando todos os demais sistemas para se “resolver em estaleiro”. Essa falta de preocupação é muito comum em empresas com pouca experiência neste sistema construtivo, isto acaba criando paralisações em obras, as vezes por falta de material e outras tantas por aspectos não previstos durante o planeamento da construção.

Dito isso, deixo aqui minha quarta dica:


“Verifique o modelo de preparação de obra que é enviado para o estaleiro. Se te apresentarem apenas os desenhos da estrutura em aço, fique preocupado. Os planeamentos mais elaborados contam com projeto de revestimentos internos e externos; preparação de obra para cada especialidade (águas, energia, esgoto e ITED); e uma lista completa dos materiais construtivos, acessórios de fixação e ferramentas necessárias para cada atividade.”


Sistema de classificação para empresas de construção.
Recentemente foi lançado em Portugal, pelo gabinete de engenharia Futureng, o selo “construtor recomendado”. Esta é uma iniciativa importante para que os clientes finais possam ter uma referência da qualidade de algumas empresas de construção em Portugal. 

A Futureng foi o gabinete de engenharia pioneiro em cálculos de estabilidade para estruturas de aço leve em Portugal. Por este motivo o selo serve como um bom indicativo da qualidade dos serviços desenvolvidos pelas empresas de construção por eles recomendada.

Infelizmente ainda não existe nada de parecido no Brasil, muito em função das dimensões continentais do país e da falta de um órgão certificador de qualidade com esta finalidade.

Agora já tens as etapas básicas para a análise de uma empresa de construção em aço leve!

Espero que este texto sirva para que muitos clientes e construtoras saibam avaliar as empresas a quem adjudicam uma obra ou serviço de montagem de estrutura LSF.

O trabalho da Quantte, desde a criação da empresa, é o de divulgar o sistema construtivo LSF para que ele ganhe cada vez mais mercado.

A Quantte nasceu como empresa de construção no Brasil no ano de 2010, esteve nos dois últimos anos à trabalhar com projetos e planeamentos de obra em Portugal e, o que percebo hoje é que, nos transformamos em ferramenta para todos os que pretendem conhecer e trabalhar com o aço leve.

É por este motivo que conseguimos atender tanto às empresas de construção civil, quanto os clientes finais. Convido a todos a visitarem nosso site para perceber melhor os nossos serviços. Em caso de dúvida não hesitem em nos contactar!
Comments
<<Previous
Forward>>
    Picture

    O autor

    Renato Rayol
    Arquiteto urbanista apaixonado por construção civil e obras em aço leve. Fundador e diretor técnico da Quantte LSF 

    RSS Feed

Site powered by Weebly. Managed by Hostgator Brasil Ltda
  • QUANTTE LSF
  • PROJETOS
  • FORMAÇÕES
  • CONSTRUÇÃO MODULAR